Turismo Corporativo

O turismo é uma área que movimenta bilhões de reais não só no Brasil, mas como no mundo todo em ano após ano. E uma das áreas mais movimentadas do setor é o turismo corporativo, pois, são muitas as ocasiões em que as empresas precisam que colaboradores estejam viajando lugares diferentes. Por essas e outras é que o turismo corporativo se tornou uma poderosa ferramenta no universo executivo.

Aqui na Four Stations , o turismo corporativo é fundamentado prioritariamente nas necessidades estabelecidas pela empresa, devendo, portanto, ater-se a limitações de orçamento, bem como às diretrizes definidas na política de viagens corporativas da instituição. O funcionário não escolhe o destino para o qual deverá se deslocar e tampouco tem a oportunidade de garantir confortos adicionais, afinal, o objetivo fundamental é atender aos interesses da empresa, reduzir gastos e obter sempre a melhor relação possível entre custo e benefício junto a fornecedores. A viagem deve correr tranquilamente, proporcionando ao funcionário o conforto, a segurança e o bem-estar cabíveis, sem abusos ou desperdícios.

Nas viagens corporativas, tem-se uma previsão e os devidos acompanhamento e controle de todas despesas. Nesse caso, o colaborador que viaja precisa prestar contas a respeito de todos os seus gastos, informações que poderão ser utilizadas para a elaboração de relatórios a fim de que a empresa reformule suas estratégias de gestão de viagens. Descobrindo o que e como o dinheiro está sendo gasto, consegue-se pensar em formas de economizar ainda mais.

Em certas empresas, as viagens corporativas podem chegar a representar uma de suas maiores despesas, provavelmente ficando atrás somente das oriundas dos valores despendidos com folha de pagamento de pessoal e tecnologia. Isso demonstra a urgente necessidade de se dedicar esforços em busca de economia de recursos financeiros, mas sem que haja perda da qualidade do serviço oferecido aos colaboradores submetidos aos deslocamentos em prol dos negócios.

E é aí que entra uma boa gestão de viagens corporativas, colaborando substancialmente com a otimização do turismo de negócios e fazendo com que a empresa alcance as metas estabelecidas, ao mesmo tempo em que cuidadosamente controla seu orçamento.

Talvez a principal pergunta seja: Como poder reduzir gastos com o turismo corporativo?

Para isso, é preciso que as viagens corporativas planejadas sejam capazes de se adequar ao orçamento da instituição. Assim, a presença de um gestor de viagens corporativas ganha crescente relevância. E isso é especialmente verdade em tempos de crise, em que oscilações no preço dos combustíveis, tarifas aéreas variáveis e valores praticados pelas redes hoteleiras ameaçam o equilíbrio financeiro das empresas que têm as viagens de negócios como parte de sua rotina.

Estruturar uma política de viagens corporativas ampla e adequada às necessidades do negócio se mostra como um dos caminhos para encontrar um meio-termo entre qualidade dos serviços prestados aos viajantes e bons custos. Entretanto, não basta simplesmente que a política de viagens corporativas exista! Ela precisa ser de fácil acesso e chegar ao conhecimento de todos os colaboradores da instituição, devendo ser integralmente implementada e seguida.

Desburocratizar os fluxos envolvidos no planejamento, na solicitação e na respectiva autorização de viagens corporativas também é um modo eficaz de conseguir fazer mais com menos. Não se esqueça que viagens programadas com antecedência costumam ser mais baratas por haver uma maior possibilidade de fazer comparações de preços e negociar descontos.

A adequada prestação de contas por parte dos viajantes e a elaboração de relatórios com base nos dados obtidos também pode facilitar o controle de despesas e aprimorar a forma com que a empresa lida com o orçamento destinado às viagens, redirecionando suas estratégias e maximizando resultados.

O turismo corporativo é uma área complexa, abrangente e fascinante, que auxilia as empresas a ampliar seu alcance e atingir seus objetivos. O segmento movimenta uma grande quantidade de dinheiro todos os anos, o que justifica a cada vez maior dedicação de esforços das instituições na compreensão do funcionamento da área e no aprimoramento de seus processos de gestão de viagens corporativas. Se sua empresa ainda não conhece as minúcias do turismo corporativo, vale a pena se informar e procurar ajuda especializada, pois isso pode significar melhores resultados e uma grandiosa economia no orçamento!

2 respostas para “Turismo Corporativo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *