Logistica empresarial

Qual o seu desafio?

Menos custo e mais eficiência quase sempre significam maiores lucros. Quase nada na gestão da sua empresa pode ajudar mais nessa meta do que a logítica empresarial.

É fato. As empresas começam a crescer, a demanda aumenta e junto aparecem os desafios operacionais. Como produzir mais em menos tempo? Como entregar mais rápido? Fazer mais com menos é o espírito de todo bom empreendedor. E quer saber, é isso que faz com que eles invistam em uma boa operação logística e se destaquem no mercado. A Bebê Store, e-commerce de produtos para mãe e bebê, é um ótimo exemplo. Para eles, investir na logística empresarial fez toda a diferença: a partir do momento que acertaram os ponteiros da sua operação, ganharam em qualidade e muita economia.

A logística empresarial nasceu da necessidade de melhorar a qualidade da operação (esse ponto, principalmente, pensando na experiência do cliente e na redução de custos). Afinal, em tempos de muita competitividade, ou você cria novos mercados e acha o seu oceano azul, ou precisa encontrar outras formas de se destacar. A operação logística tem tudo a ver com isso, pois é ela que te ajudará a ser cada vez mais eficiente.

Quanto mais complexa se torna a atividade da empresa, maior a necessidade de coordenar de forma sistêmica todos os aspectos envolvidos no processo de produção, ou seja, maior a necessidade de cuidar muito bem da logística empresarial

Esta é a área da administração que propõe caminhos para organizar melhor os processos de produção da empresa, o que envolve a gestão de estoques, transporte, distribuição, fornecedores, enfim, tudo que está ligado à sua produção.

Você sabia que a logística empresarial surgiu inspirada em processos e táticas usadas em campo de batalha durante a Segunda Guerra (e até muito antes na história do homem)? Pois é. Para vencer suas batalhas, os militares precisavam montar complexos esquemas para transportar e armazenar suprimentos e armas. Terminada a guerra, com a acirrada competição no mercado, as empresas começaram a se perguntar o que poderiam aprender com essas táticas de batalha. A reposta formulada é o que conhecemos como logística empresarial.

Confira algumas dicas básicas para fazer sua logística:

Tenha um plano B para tudo: esteja sempre à frente de possíveis problemas – inclusive, e principalmente, daqueles que não pode controlar.
Invista e modernize a sua comunicação: entre sua equipe, fornecedores, e até mesmo com clientes. Quanto mais e melhor você fizer isso, melhor será o desempenho e a fluidez da sua operação.
Controle tudo: e a comunicação e troca de informações entra nesse item. Você precisa estar no comando, saber tudinho o que está acontecendo. Quem não mede, não gere. Fazer um minucioso registro das principais métricas do seu negócio e acompanhá-las no dia a dia vai ajudar a entender onde você está acertando, onde está errando, e como pode otimizar cada passo do processo produtivo.
Para fazer uma boa logística empresarial, é necessário entender alguns aspectos e conceitos base. A seguir vamos passar por eles:

Supply chain, ou cadeia de suprimentos: o que é e para que serve?

O supply chain engloba todos os estágios e atores envolvidos direta, ou indiretamente, no atendimento de um pedido – fornecedores, fabricantes, distribuidores, lojistas e clientes. A participação desses atores no processo de produção está, de alguma forma, encadeada, e por isso a ideia de cadeia.

Para se ter uma boa logística, é fundamental gerenciar (muito bem) o supply chain. De uma maneira bem básica, isso envolve decisões do campo estratégico, de planejamento e operacional, como o controle dos fluxos de informação, materiais e serviços, bem como a coordenação de decisões relacionadas a estoques, estratégias de venda, distribuição e negociação com fornecedores.

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