5 Megatendências do Turismo

Vivemos uma era de mudanças muito aceleradas. Forças globais mudam a forma como vivemos, trabalhamos e viajamos a um ritmo nunca visto. O futuro do turismo será determinado pelas empresas e destinos que proporcionarem experiências únicas e significativas, aproveitarem o poder das redes sociais, oferecerem serviços personalizados aos viajantes e que estiverem comprometidos com a sustentabilidade. Essas são as principais conclusões do novo estudo da WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo), que foi realizado pela Bloomberg Media e divulgado em evento exclusivo na Fitur Madrid. Eu me senti muito honrada com o convite e compartilho uma síntese das cinco megatendências do turismo:

  1. Uma nova realidade

A sociedade moderna, movida pela experiência, é alimentada pelo desejo de enriquecimento pessoal. As experiências online e offline estão se tornando cada vez mais integradas, tudo faz parte da mesma vivência: do consumo ao compartilhamento nas redes sociais. De acordo com o estudo, 77% dos Millennials nos EUA afirmam que as experiências criam lembranças inesquecíveis e os fazem sentir mais conectados à família e aos amigos. O turismo pode (e deve) criar oportunidades únicas que atendam diretamente a essa mudança de valores, aproveitando esse desejo dos consumidores globais.

  1. A vida reestruturada

A economia compartilhada e a flexibilização do trabalho, que cada vez mais pode ser realizado à distância, estão redefinindo relacionamentos pessoais e profissionais, e criando novas expectativas para o trabalho e para a vida. A pesquisa aponta que em 2027 cerca de 50% dos trabalhadores americanos serão freelancers. Esse dado demonstra a mudança significativa no mundo do trabalho em apenas 8 anos. Fluidez, autonomia e engajamento social estão crescendo, ao mesmo tempo que reduzem os limites entre trabalho e lazer. Essas novas tendências econômicas e de estilo de vida são extremamente benéficas para a indústria de viagens, que deve acompanhar o surgimento de novas oportunidades.

  1. Dados são revolucionários

Os dados gerados pela Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial, tornaram-se a força motriz de qualquer organização (privada ou pública), possibilitando avanços sem precedentes.

Essas tecnologias proporcionam uma capacidade sem precedentes de entender e prever melhor os resultados, tornando-se o eixo central de novas estratégias e planos de negócios. Elas oferecem enormes oportunidades para o turismo, à medida que permitem total personalização dos serviços, um aspecto cada vez mais demandado pelo viajante conectado. Para isso, aspectos como confiança e privacidade dos dados são cada vez mais relevantes.

  1. O poder redistribuído

As mudanças demográficas e de poder, do Ocidente para o Oriente, estão redefinindo os centros de influência e remodelando o mundo dos negócios. O crescimento da classe média na Ásia terá efeitos significativos para o turismo global, como já começamos a ver, com o incremento dos fluxos turísticos no continente e no resto do mundo. Isto significa que a indústria de viagens precisa acompanhar e se adaptar às novas demandas e, principalmente, aos novos perfis de viajantes.

  1. O consumo reinventado

Riscos ambientais, conscientização do consumidor e necessidade de usar os recursos com mais eficiência estão impactando diretamente nas decisões de consumo. Soma-se a isso, os novos estilos de vida que estão influenciando a tomada de decisão das gerações mais jovens. Práticas e iniciativas de responsabilidade social e/ou ambiental serão cobradas pelos consumidores. Apostar na sustentabilidade pode ser uma estratégia robusta de crescimento para destinos e empresas do setor de turismo.

Nesse novo panorama, a certeza é que as empresas que vão sobreviver são aquelas que melhor se adaptam às mudanças e não necessariamente as que são mais sólidas e tradicionais. Bem vindo ao futuro do turismo!

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Fonte: Mercado & Evento

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